SONHO DE UM GRUPO DE MÚSICOS

Sonho de um grupo de músicos e empresários brasileiros, entre eles o maestro e pianista João Carlos Martins, a Fundação Bachiana, entidade sem fins lucrativos e/ou econômicos, foi constituída em 2006, tendo como finalidade apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.

A Fundação Bachiana tem como:

Missão – Promover, através da música, a democratização cultural, educação musical, inclusão cultural e social, conscientização ambiental, direcionados a todos os segmentos da sociedade.

Visão – tornar-se um referencial no desenvolvimento de suas atividades, através da música clássica de alta qualidade técnica e artística.

Com a finalidade de realizar seus objetivos, a Fundação Bachiana realiza eventos, cursos, ações educacionais e culturais para adultos, jovens e crianças, abrangendo todas as classes sociais, divulgando, valorizando e democratizando a música clássica.

Ao promover a capacitação e o treinamento de profissionais da área musical, visando à integração ao mercado de trabalho e a inclusão social por meio da difusão e do ensino da música clássica e erudita, apoia, desta forma, a formação de uma consciência musical brasileira. A Fundação Bachiana tem um objetivo muito sólido, que vem sendo conquistado nestes últimos anos, que é o de atender sempre o interesse coletivo, pensando nas necessidades e urgências culturais da sociedade brasileira.

PROJETOS

Concertos Clássicos nº 1

Através do projeto “Concertos Clássicos” a Fundação Bachiana divulga e democratiza a música clássica de alta qualidade técnica e artística.

Nossos concertos clássicos, sob a regência do maestro João Carlos Martins, abrangem a Temporada Oficial da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, bem como a série de concertos em cidades de todo o país, com apresentações nas grandes capitais e nas pequenas cidades, em teatros, praias, escolas e praças públicas, levando a música clássica a um público com pouco ou nenhum acesso a ela.

Inicialmente a Fundação contou com duas orquestras: a Bachiana Filarmônica, formada por músicos profissionais do mais alto gabarito, e a Bachiana Jovem, uma orquestra pré-profissional, constituída por talentosos jovens musicistas, recém-formados ou ainda estudantes.

No início de 2009 às duas Orquestras se uniram formando a Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-São Paulo, composta por 45 músicos oriundos da Bachiana Jovem e 20 músicos da Orquestra Bachiana Filarmônica, que atuavam como orientadores dos jovens músicos, muitos deles em processo de formação e amadurecimento profissional.

Através deste trabalho ininterrupto a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-São Paulo prossegue promovendo a democratização cultural, realizando apresentações de música erudita pelo Brasil.

Inclusão Cultural – A Música Venceu – nº 03

A Fundação Bachiana iniciou, sob a coordenação do maestro João Carlos Martins, um trabalho de musicalização para crianças e jovens em cidades do interior e bairros das grandes capitais.

Num primeiro momento, o nosso foco principal neste tipo de ação é o ensino da música. Através da musicalização aproximamos um novo público deste universo maravilhoso e temos a perspectiva de, em primeiro lugar, formar um novo público apreciador da música clássica. Em seguida, de que muitas destas crianças e jovens possam vir a ter a música como uma forma de expressão pessoal, sem que isso seja, ainda, um ofício ou profissão. Num momento seguinte, esperamos formar profissionalmente jovens e crianças que venham a ter a música como profissão. Finalmente, e tão importante quanto qualquer das situações anteriores, temos o objetivo de descobrir talentos musicais, tais quais diamantes a serem lapidados, e que através da sua arte trarão muito orgulho ao nosso País.

Hoje aprendemos a diferenciar aqueles que poderão fazer parte de uma plateia, aqueles que terão a música como hobby, aqueles que poderão ter um objetivo semiprofissionalizante ou profissional e, finalmente, aqueles que receberam um dom de Deus, fazendo parte de um pequeno grupo de diamantes a serem lapidados.

Como decorrência da musicalização, e independentemente do progresso musical da criança ou jovem, nosso trabalho contribui imensamente para a formação do indivíduo, pois seu aprendizado requer disciplina, coordenação motora, concentração, atividade colaborativa e participativa, habilidades fundamentais na formação do cidadão.

Acreditamos no potencial dos nossos jovens, e estamos certos de estar colaborando com a formação de uma sociedade melhor.

A Fundação Bachiana Filarmônica é uma entidade do setor privado, sem fins lucrativos ou econômicos, constituída com a finalidade de apoiar, incentivar ,assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas, da educação e da assistência social. Para a consecução de seus objetivos, a Fundação Bachiana poderá, dentre outros, desenvolver atividades musicais e culturais, promovendo a democratização cultural, a conscientização ambiental, a educação musical, a assistência e a inclusão social, direcionadas a todos os segmentos da sociedade, visando à divulgação da música erudita de alta qualidade técnica e artística, à integração e ao desenvolvimento econômico e social. Em 2007 a Fundação Bachiana obteve certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e em 2011 foi reconhecida como sendo de Utilidade Pública Municipal

Visão

A Fundação Bachiana tem como visão tornar-se um referencial no desenvolvimento de suas atividades, através da música clássica de alta qualidade técnica e artística.

Missão

Promover, através da música, a democratização cultural, educação musical, inclusão cultural e social, assistência social, conscientização ambiental, direcionados a todos os segmentos da sociedade.

Base referencial de
7 valores