Musicalização

PROJETO INCLUSÃO CULTURAL – “A MÚSICA VENCEU”

Fundação Bachiana

A Fundação Bachiana Filarmônica é uma entidade sem fins lucrativos ou econômicos, constituída com a finalidade de desenvolver atividades musicais e culturais, promovendo a democratização cultural, a conscientização ambiental, a educação musical, a assistência e a inclusão social, direcionadas a todos os segmentos da sociedade, visando à divulgação da música erudita, à integração e ao desenvolvimento econômico e social.

Projeto “A Música Venceu”

O projeto “A Música venceu”, de musicalização de crianças em situação de vulnerabilidade social, é um dos pilares do trabalho da fundação Bachiana, que, a partir de metodologia própria – e com o apoio de instrutores experientes, tem como objetivo ensinar a crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical. Além de detectar novos talentos e estimular a aptidão para a música, e também desenvolver novas percepções no aprendizado infantil.

Ao longo de mais de 10 anos de trabalho, a Fundação Bachiana já realizou o trabalho de musicalização em diversas escolas do estado de São Paulo, formando centenas de alunos na metodologia desenvolvida pelo Maestro João Carlos Martins. Em 2022 são 6 polos em atividade que atendem mais de 300 crianças semanalmente com aulas de violino, viola, canto coral, violoncelo, entre outros.

Projeto “A Música Venceu” – Objetivos gerais

  • Ensinar crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical e desenvolver novas percepções no aprendizado infanto-juvenil.
  • Auxiliar na expressividade e consciência corporal dos alunos
  • Estimular sentimentos de avaliação crítica dos alunos
  • Desenvolver aspectos de ética e cidadania dos participantes
  • Promover a integração social
  • Incentivar a socialização, respeito e disciplina

Projeto “A Música Venceu” – Objetivos específicos

  • Oferecer aulas semanais para, pelo menos, 300 alunos por ano, divididos entre turmas de violino, viola, violoncelo e canto coral.
  • Formação de grupos musicais do projeto “A Música Venceu”
  • Oferecer palestras e oficinas para os alunos, ministradas por músicos da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e professores do projeto “A Música Venceu”.
  • Realização de ao menos uma apresentação pública dos alunos de cada polo.

PROJETO MUSICALIZAÇÃO “A MÚSICA VENCEU”

Polo Sorocaba 34 alunos // Polo Unibes 70 alunos // Polo Suzano 60 alunos
Polo Bom Retiro 95 / Polo Paraisópolis 77 alunos / Polo Jaraguá 46 alunos
TOTAL – 382 ALUNOS

NOSSOS POLOS DE MUSICALIZAÇÃO TEM OS SEGUINTES PARCEIROS COMO PATROCINADORES

nosSos polos de musicalização da Fundação Bachiana

Pronac 210916

Jaraguá

Suzano

Unibes

Santana de Parnaíba

Paraisópolis

Bom Retiro

Sorocaba