Musicalização

PROJETO INCLUSÃO CULTURAL – “A MÚSICA VENCEU”
Fundação Bachiana
A Fundação Bachiana Filarmônica é uma entidade sem fins lucrativos ou econômicos, constituída com a finalidade de desenvolver atividades musicais e culturais, promovendo a democratização cultural, a conscientização ambiental, a educação musical, a assistência e a inclusão social, direcionadas a todos os segmentos da sociedade, visando à divulgação da música erudita, à integração e ao desenvolvimento econômico e social.  

Projeto “A Música Venceu”
O projeto “A Música venceu”, de musicalização de crianças em situação de vulnerabilidade social, é um dos pilares do trabalho da fundação Bachiana, que, a partir de metodologia própria – e com o apoio de instrutores experientes, tem como objetivo ensinar a crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical. Além de detectar novos talentos e estimular a aptidão para a música, e também desenvolver novas percepções no aprendizado infantil. Ao longo de mais de 10 anos de trabalho, a Fundação Bachiana já realizou o trabalho de musicalização em diversas escolas do estado de São Paulo, formando centenas de alunos na metodologia desenvolvida pelo Maestro João Carlos Martins. Em 2022 são 6 polos em atividade que atendem mais de 300 crianças semanalmente com aulas de violino, viola, canto coral, violoncelo, entre outros.  

Projeto “A Música Venceu” – Objetivos gerais  
●         Ensinar crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical e    desenvolver novas percepções no aprendizado infanto-juvenil.
●         Auxiliar na expressividade e consciência corporal dos alunos
●         Estimular sentimentos de avaliação crítica dos alunos
●         Desenvolver aspectos de ética e cidadania dos participantes
●         Promover a integração social
●         Incentivar a socialização, respeito e disciplina  

Projeto “A Música Venceu” – Objetivos específicos
●         Oferecer aulas semanais para, pelo menos, 300 alunos por ano, divididos entre turmas de violino, viola, violoncelo e canto coral.
●         Formação de grupos musicais do projeto “A Música Venceu”
●         Oferecer palestras e oficinas para os alunos, ministradas por músicos da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e professores do projeto “A Música Venceu”.
●         Realização de ao menos uma apresentação pública dos alunos de cada polo.