Musicalização

PROJETO INCLUSÃO CULTURAL – “A MÚSICA VENCEU”

Fundação Bachiana

A Fundação Bachiana Filarmônica é uma entidade sem fins lucrativos ou econômicos, constituída com a finalidade de desenvolver atividades musicais e culturais, promovendo a democratização cultural, a conscientização ambiental, a educação musical, a assistência e a inclusão social, direcionadas a todos os segmentos da sociedade, visando à divulgação da música erudita, à integração e ao desenvolvimento econômico e social.

Projeto “A Música Venceu”

O projeto “A Música venceu”, de musicalização de crianças em situação de vulnerabilidade social, é um dos pilares do trabalho da fundação Bachiana, que, a partir de metodologia própria – e com o apoio de instrutores experientes, tem como objetivo ensinar a crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical. Além de detectar novos talentos e estimular a aptidão para a música, e também desenvolver novas percepções no aprendizado infantil.

Ao longo de mais de 10 anos de trabalho, a Fundação Bachiana já realizou o trabalho de musicalização em diversas escolas do estado de São Paulo, formando centenas de alunos na metodologia desenvolvida pelo Maestro João Carlos Martins. Em 2022 são 6 polos em atividade que atendem mais de 300 crianças semanalmente com aulas de violino, viola, canto coral, violoncelo, entre outros.

Projeto “A Música Venceu” – Objetivos gerais

• Ensinar crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical e desenvolver novas percepções no aprendizado infanto-juvenil.
  • Auxiliar na expressividade e consciência corporal dos alunos
  • Estimular sentimentos de avaliação crítica dos alunos
  • Desenvolver aspectos de ética e cidadania dos participantes
  • Promover a integração social
  • Incentivar a socialização, respeito e disciplina

Projeto “A Música Venceu” – Objetivos específicos

• Oferecer aulas semanais para, pelo menos, 300 alunos por ano, divididos entre turmas de violino, viola, violoncelo e canto coral.
  • Formação de grupos musicais do projeto “A Música Venceu”
  • Oferecer palestras e oficinas para os alunos, ministradas por músicos da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e professores do projeto “A Música Venceu”.
  • Realização de ao menos uma apresentação pública dos alunos de cada polo.

PROJETO MUSICALIZAÇÃO “A MÚSICA VENCEU”

Polo Sorocaba 34 alunos // Polo Unibes 70 alunos // Polo Suzano 60 alunos
Polo Bom Retiro 95 / Polo Paraisópolis 77 alunos / Polo Jaraguá 46 alunos