Maestro

JOÃO CARLOS MARTINS

João Carlos Martins Nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940 e iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass, aos treze iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito no exterior.

Ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado.

Seus concertos no Carnegie Hall, após a sua estréia aos vinte e um anos em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram lotação esgotada.

Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas pela sua personalidade artística.

É o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, Die Martin’s Passion, uma coprodução franco-alemã dirigida por Irene Langman, assistido por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa e vencedor de vários festivais internacionais, e Revêrie dos cineastas belgas Johan Kenivé e Tim Herman.

Em 2016 a TV Cultura realizou um documentário dirigido por José Roberto Walker denominado “O piano como destino”, que foi exibido em vários países.

Em 2004 iniciou os seus estudos de regência.
Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista.

Washington Post

“Um homem nascido para fazer grandes coisas ao piano”

New York Times

“Um dos mais importantes pianistas do mundo…”

New York Times

“Um romancista estaria sob grande pressão se levado a inventar uma vida mais implausível do que a do brasileiro João Carlos Martins. Trata-se de uma estória de aclamação pública e tragédia pessoal, de traumatismo físico e recuperação obstinada. “

New York Magazine

“Primeiro havia Glenn Gould… Agora há João Carlos Martins, um pianista brasileiro cuja estória de Vida pode ser ainda mais fascinante.”

Boston Globe

“O mais emocionante intérprete de Bach ao piano moderno a surgir desde Glenn Gould.”

Le Figaro

“Martins parece possuído, livre, hipnotizante de uma forma até demoníaca. Suas interpretações são fulgurantes.”

Em 2006 idealizou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade.

João Carlos e sua Bachiana retornaram a Nova York em 2009 e 2010, desta vez no Lincoln Center, levando mais uma vez o nome do Brasil para plateias internacionais. Em 2011 voltou aos Estados Unidos, com concertos no Broward Center em Fort Lauderdale, e no Avery Fisher Hall do Lincoln Center em Nova York, levando desta vez como convidados ritmistas da Escola de Samba Vai-Vai, e juntos mostraram em concertos emocionantes, a influência africana e sua contribuição definitiva, desde quando escravizados no Brasil, o que ajudou a formação de nossa identidade musical.

Em 2013 emocionou o público nova yorquino com os concertos brandeburgueses de J. S. Bach.

Como celebração da vida e obra do Maestro João Carlos Martins, em 2021, o Centro Cultural Fiesp inaugurou a exposição inédita João Carlos Martins: 80 Anos de Música, com curadoria do grande diretor de óperas e musicais Jorge Takla.
              A mostra, que foi além da história de vida do renomado Maestro.
              Em uma experiência única na história da Fundação Bachiana, a exposição convidou o visitante à uma experiência imersiva e sensorial através da vida do Pianista e Maestro João Carlos Martins, contando com uma experiência interativa de regência, gravação de um ballet ao som de Astor Piazzolla e até mesmo a presença do homenageado como holografia.

João Carlos Martins tem 5 livros publicados, sendo:

• João Carlos Martins
              • Maestro! A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias.
              • João de A a Z
              • Conversa com João Carlos Martins
              • A saga das Mãos. Impressionante trajetória do Maestro e um dos maiores intérpretes de Bach.

João Carlos Martins e o cinema:
              Em 2017 a família Barreto através da direção de Mauro Lima, produz e lança nos cinemas o filme “João” tendo grande repercussão como o MAESTRO DO POVO.

Hoje, aos 82 anos, construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar em janeiro de 2007 no Carnegie Hall, feito repetido em 2008.

Em 19 de novembro de 2022 em comemoração aos 82 anos, João Carlos Martins retorna ao mundialmente prestigiado teatro Carnegie Hall para uma magistral apresentação 60 anos depois de sua primeira apresentação, numa casa completamente lotada regeo a Novus NY Orchestra e ao final uma apresentação magistral ao piano.

@maestrojoaocarlosmartins

/maestrojoaocarlosmartins